Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tudo sobre minha rinoplastia!

Oi gente!
Bom, hoje o post no blog vai ser totalmente aleatório, porque depois de muita gente me pedindo, eu resolvi contar um pouco sobre a minha rinoplastia (cirurgia plástica no nariz).
Quando eu comecei a levar a sério a ideia de fazer essa cirurgia, o que eu mais fazia era pesquisar blogs contando sobre experiências, e isso me ajudou demais! Então acho que assim posso ajudar tanto pessoas que conheço, quanto pessoas que estão pesquisando sobre o assunto.
Antes de qualquer coisa, quero dizer que eu não estou induzindo ninguém a fazer uma cirurgia plástica e que muito menos sou médica, então quem tiver vontade, procure a opinião de um profissional. Aqui eu vou contar sobre a minha experiência e sobre o meu caso.

Eu nunca fui muito feliz com o meu nariz. Na verdade, ele era bonitinho até eu começar a ficar adolescente... Mas depois o meu dorso (o ossinho que fica no meio) começou a parecer cada vez maior, e isso me incomodava muito. Eu sempre ficava imaginando como seria se eu fizesse era cirurgia um dia, mas eu nunca, em hipótese alguma teria coragem de fazer, e nem dinheiro. Mas as coisas aconteceram muito rápido...
Um dia, no começo do ano passado mais ou menos, eu marquei um otorrino pra fazer exames de rotina, e ele me disse que eu tinha desvio no septo e por isso tinha alguns problemas de respiração. Uma das minhas narinas (direita) era mais fechada do que a outra, por isso eu respirava mal, tinha problemas de sensibilidade e roncava a noite.
Fiquei com isso na cabeça, e remarquei pra conversar com ele sobre isso, pra saber como era a cirurgia de desvio e como funcionaria caso eu quisesse fazer a parte estética junto. O médico me explicou como funcionaria e o que precisaria ser feito, mas ele só operava a parte funcional e precisaria de um outro profissional pra fazer a parte estética, e me indicou uma médica que ele estava acostumado a trabalhar.
Pesquisei muito sobre ela antes e liguei pra marcar uma consulta. Mas ai que tá: a consulta dela era muito cara, e eu não estava disposta a pagar por uma coisa que eu nem sabia se ia rolar, sabe?
Continuei na minha, pensando e repensando na cirurgia e se eu deveria fazer ou não. Foi quando lembrei que uma amiga minha também tinha operado e peguei o contato do médico dela. Pesquisei sobre ele na internet e vi que ele não era cirurgião plástico e sim, otorrino. Hoje em dia, muitos otorrinos são especializados pra operar tanto a parte funcional quanto a estética. Marquei uma consulta, adorei o médico, conversamos bastante sobre o que seria feito.
Essas fotos foram tiradas a pedido do próprio médico para análise.

Bom, como vocês podem ver, eu tinha o dorso bem alto, e a ponta do meu nariz era um pouco desproporcional e levemente torta pra esquerda (isso devido ao desvio do septo).
O que precisaria ser feito? Lixar o dorso pro meu nariz ficar reto, alinhar meu nariz e dar uma leve afinada na ponta.
Meu médico desde o inicio me explicou inúmeras coisas sobre proporção, e a principal era que 'meu nariz não era grande, e sim meu queixo que era pequeno', e mais uma vez isso por causa do desvio. A gente nunca pensa que uma respiração ruim pode alterar a estrutura do nosso rosto ao longo dos anos, e sim, isso acontece. O Dr. me explicou que o ideal seria fazer essa cirurgia junto com um tratamento ortodôntico a alguns anos atrás, mas como eu já usei 9 anos de aparelho e não tinha como fazer essa cirurgia antes, então eu tenho que lidar com meu queixo um pouco retraído. (Depois de pesquisar e conhecer muita gente que fez essa cirurgia, descobri que eu teria a opção de fazer uma mentoplastia, que é um implante no queixo... Mas eu não faria nem antes e nem agora, isso nunca me incomodou).

Depois de uma bateria de exames, exame de sangue, exame cardiológico e mais umas duas ou três idas ao consultório, marquei uma cirurgia pro dia 8 de fevereiro, com o Dr. Reginaldo Fujita no Hospital Rubem Bertha em SP.
Eu fiquei bem nervosa, mesmo. Porque eu imaginava fazer essa cirurgia no meio do ano, e meu médico abriu a agenda dele e disse 'vamos fazer daqui 15 dias?'. Puft! Eu quase morri mas marquei. 
E lá estava eu, as 5 da manhã em jejum no hospital. Subi pro quarto depois de algum tempo, coloquei aquela roupa de cirurgia, a touca na cabeça e fiquei morrendo de medo.
Meus maiores medos eram os clássicos: não gostar do resultado ou ter alguma complicação no meio da cirurgia/anestesia. E ah, também sobre o pós operatório, porque depois que pesquisei, vi tanta gente com hematoma, que passou mal, que isso e que aquilo, que eu confesso que estava meio em pânico de sair parecendo que fui atropelada.
Uma enfermeira me aplicou uma pré-anestesia que me deu um sono, dormi uns 20 minutos e acordei quando estava indo pro centro cirúrgico. Me colocaram na mesa de cirurgia, e eu lembro de estar muito calma e tranquila, e de ter ficado muito feliz quando vi meu médico entrando na sala. O anestesista disse que ia liberar minha anestesia e eu só lembro de pensar 'nossa que rápido' (porque senti minha língua dormente e capotei). Minha cirurgia durou quase uma hora a menos do que o esperado, porque meu médico não precisou quebrar o osso do dorso e só raspar. Eu sai depois de umas duas horas de cirurgia e fui pra uma sala de observação. Lembro que uma enfermeira me acordou dizendo que estava tudo bem, e eu estava tremendo muito, depois de ensaiar e arrancar forças por causa da grogueira da anestesia, perguntei se era normal sentir aquilo, ela disse que sim por causa da queda de temperatura do corpo, me cobriu e uns 5 minutos depois eu já estava bem. Fiquei mais um tempo lá com um monte de gente que também tinha acabado de sair de outras cirurgias e depois fui pro meu quarto.
Quando cheguei lá, eu já estava super bem, fui recebida pelos meus pais e meu namorado, que ficaram me dando amor e carinho e me tranquilizando. Depois de um tempo tive coragem pra perguntar se eu estava muito feia ou com muitos hematomas... Por eu ser branquinha, fiquei imaginando que eu estaria muito marcada, mas por incrível que pareça eu sai de lá sem nenhum roxo!
A carinha de sono e de acabada vocês ignoram, mas quero mostrar tudo pra vocês.

Eu passei o dia todo e dormi no hospital. Normalmente as pessoas são liberadas pra ir pra casa no mesmo dia, mas meu médico prefere que passemos a noite lá, pra no dia seguinte ele dar alta e tirar esses caninhos que ficam dentro no nariz.
Pra mim, esse foi o 'pior' dia. Apesar de eu não sentir dor nenhuma e ficar tagarelando dia inteiro, por eu respirar sempre muito mal, eu sempre forcei muito meu maxilar pra respirar de boca aberta. E como nesse dia, por causa dos caninhos, eu precisei ficar 24horas respirando assim, então meu maxilar doeu muito mesmo durante a noite, e eu precisei tomar uns 2 ou 3 analgésicos ao longo das horas. E acho que eu falei demais também o dia todo, então eu forcei muito a boca... Teimosa!
Fora isso, foi tranquilo. No dia seguinte de manhã o Dr. passou no hospital e retirou esses caninhos, que incrivelmente pareciam que estavam até meu cérebro, porque ele tirava e não parava de sair, rs.
E a gaze em baixo no nariz eu tirei também, porque o sangramento mesmo maior acontece só no primeiro dia (eu trocava a cada duas, três horas).
Fui pra casa com um monte de gaze que ele me deu caso sangrasse durante o caminho, precisei tomar alguns antibióticos e ele me passou um spray pra espirrar dentro do nariz pra fazer a limpeza durante o dia todo.
O que eu não pude fazer durante esses primeiros dias de pós operatório: dormir deitada e comer coisas solidas/quentes. Então eu dormi uma semana no sofá, meio inclinada e pra ficar de lado, eu dobrava o travesseiro, porque o rosto não podia encostar (isso pode entortar o nariz, então era muito importante ter todo o cuidado). Mas pra mim foi tranquilo, porque adoro sopa e estava calor, e eu sempre fui muito tranquila pra dormir. E sem contar que como alguns sabem, trabalhei um ano e meio viajando com banda e dormindo em ônibus... Então dormir inclinada no meu sofá foi fichinha.
Sem dor alguma a partir do segundo dia, porque eu já conseguia respirar pelo nariz então meu maxilar melhorou. 
Foto no segundo dia em casa. Nariz inchadinho...

Ao decorrer da semana foi tudo igual, o sangramento cessando cada vez mais após as limpezas. E uma vontade absurda de assoar o nariz (que obviamente não podia), então eu fazia a limpeza com cotonete o dia inteiro.
No meu 5º dia de pós, fui ao consultório do Dr. pra ele ver como eu estava. E eu estava incrivelmente bem! Ele me liberou dos antibióticos e retirou os curativos e os pontos (minha cirurgia foi a conhecida como 'aberta' que é quando tem pontos externos, que no meu caso foi na columela - parte do meio).
E esse foi na verdade, o pior dia de todos no pós. Porque você não sente dor, já que não mexe no nariz nunca... Mas pra tirar os curativos, você percebe o quanto está sensível, e essas fitas puxando algo que você operou a cinco dias, não é muito agradável. Mas o pior foi a retirada dos pontos externos, porque estava muito sensível e eu tinha muito sangue seco acumulado junto aos pontos, porque eu evitava esfregar ou encostar pra fazer a limpeza, com medo de que eles abrissem. Moral da história: doeu e eu sai de lá chorando que nem criança. 
O Dr. me ajudou a assoar o nariz e a fazer a limpeza e pela primeira vez na vida respirei direito, foi tão estranho a sensação do quanto de ar podia passar pelo meu nariz, que eu senti até mal estar (mais), rs.
Depois disso, só alegria. Tirando a parte de que meu nariz estava maior do que antes, porque obviamente estava muito inchado.
Muito inchado e ainda meio sujo de sangue.

A rinoplastia tem um processo lento pra mostrar o resultado, e eu aprendi que o melhor remédio pro pós é ter paciência. Porque você não vê o resultado final quando sai do hospital, nem quando tira os curativos, nem uma semana depois, nem um mês depois. Os médicos dizem que o resultado final da cirurgia pode demorar de 6 meses a um ano. E realmente... Nesses três meses de operada, cada dia meu nariz está de um jeito. Depende do horário dia, se eu espirrei ou não, se está frio ou calor, se eu chorei... Ele incha ou desincha de acordo com muitas coisas.
Mas o melhor de tudo, além de eu estar me sentindo finalmente feliz e mais confiante, é que minha saúde melhorou muito e eu durmo muito bem agora, porque respiro melhor.


                         Dia que tirei os curativos (5º dia)  -         12º dia de pós   -               1 mês de pós


1 mês de pós

Minhas restrições durante o primeiro mês foi apenas não fazer esforço físico e não se expor ao sol (essa parte por 6 meses).
Nesse meio tempo, os pontos internos foram aos poucos se soltando e caindo sozinhos. Eles parecem umas linhas bem pequenas de silicone que saiam em forma de nózinho quando eu limpava o nariz e etc.
À partir do segundo mês meu médico já me liberou pra fazer academia e voltar a vida ao normal.
Nada mais mudou desde então na questão de pós, apenas meu ego, minhas antigas frustrações e manias que eu tinha por causa do trauma que tinha sobre meu nariz. 
Eu estou muito feliz mesmo com o resultado, tanto pela parte estética quanto pela funcional.
Meu nariz continua grandinho/compridinho, mas eu sempre gostei disso, o que me incomodava era mesmo o dorso alto que deixava ele muito feio e atrapalhava na harmonia dos meus traços.
Estou com 3 meses e 1 semana de pós e muito feliz, realizada, animada.

3 meses de pós operatório

Enfim gente, é isso, estou muito feliz mesmo! Espero que esse post tenha ajudado e tirado algumas dúvidas que vocês tenham. Se tiverem mais, podem me perguntar que eu vou ter o maior prazer em ajudar e responder.

Beijos <3

31 comentários:

  1. Amei o resultado! O seu post ajudou muito. Tenho o nariz muito parecido com o seu antigo, espero também ter ótimos resultados! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post, Bruna!! Eu opero 30/6 e caso 18/10. Espero que nesse tempo meu nariz desinche pelo menos pra casar com ele mais harmonioso como está o seu!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gente, acabei de fazer uma rinoplastia.
    Meu blog é bem simples, mas fala passo a passo da cirurgia.
    Acessem e tirei suas dúvidas, podem me mandar comentários com perguntas também!!
    http://minharinoplastiabh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Vou fazer cirurgia com o meu otorrino (que coincidentemente é o mesmo que o seu ! hahahaha ele fez uma cirurgia pra retirar minhas amídalas quando eu tinha 11 anos) para corrigir o meu desvio de septo e também tirar parte das carnes esponjosas dos seios para-nasais, já que eu tenho alguns problemas de respiração além do desvio - que também é como o seu era: lado direito bem mais estreito que o esquerdo - fora, a rinite alérgica e a sinusite. Achei engraçado porque a primeira vez que reclamei esteticamente do meu nariz ele disse exatamente a mesma coisa pra mim: ''não é o seu nariz que é grande, o seu queixo que é pequeno'' hahaha e eu tenho exatamente a mesma opinião que você: meu queixo não me incomoda e não faria um implante nem agora nem nunca :P estou de boa com ele. Na verdade eu gosto bastante do meu nariz, apenas o dorso dele que é um pouco alto também. Estava meio apavorada agora que vou ter que marcar a cirurgia (principalmente depois de ver todos aqueles relatos de pós-operatórios que as pessoas estão CHEIAS de hematomas, inchaços e muita dor x_x) Mas depois de ver o seu relato da sua cirurgia/pós com o mesmo médico que fará a minha, fico MUITO mais aliviada. Obrigada por compartilhar. Não sei se a minha cirurgia será a aberta ou a fechada agora...preciso perguntar a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal!
      Ele é ótimo, não precisa ficar preocupada que vai dar tudo certo. E o melhor de tudo é ficar natural.
      Meu pós foi incrivelmente tranquilo e o Dr. é muito querido.
      Boa sorte! Qualquer dúvida estou aqui!
      Beijãp

      Excluir
    2. Oi Bruna, qual o nome do seu medico?

      Excluir
  5. Gente, acabei de fazer uma rinoplastia.
    Meu blog é :
    noemiaazevedo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns vc ficou otima, mais linda =D
    gostaria de saber o valor total da sua rino?

    se possivel me enviar por email: emerson.spo@gmail.com
    vlw

    ResponderExcluir
  7. Nossa vc ta a cara da Avril Lavigne kkkk, show :D, tb tenho um blog http://rinoplastia15.blogspot.com.br/ bjus, sorte pra nós

    ResponderExcluir
  8. Você ficou lindaaaaa!!!! Qual é o nome do seu cirurgião? Também quero fazer a minha!

    ResponderExcluir
  9. Eu ia dizer, aceite seu nariz, vc é bonita por dentro, isso q importa...Não,não, principalmente para mulheres, é difícil o voluntarismo das pessoas em enxergar além. Ficou realmente impressionante o resultado. Parabéns, q bom q tudo deu certo .

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna! Adorei o resultado. Pretendo fazer minha rinoplastia ano que vem, gostaria de saber o valor da sua cirurgia. Meu e-mail e moura_kah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por compartilhar sua experiência, você ficou mais linda.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostei da sua história e achei que ficou bastante satisfatório o resultado. Gostaria, se possível, que você me passasse algumas informações sobre o médico, pois tenho vontade de fazer a cirurgia, porém ainda não criei coragem. Meu email é claudiabortuluci@bol.com.br. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia !
    Fiz minha rinoplastia dia 05/01/2015, fiquei 9 dias com a tala e ele colocou umas fitas, retirei na terça dia 20/01.
    Meu nariz parece estar torto, o médico disse que é normal pq ainda está sem formato, está inchado e que demora de 3 a 1 ano para vê a diferença.
    Gostaria de saber se seu caso foi parece ou conhece alguem com o mesmo caso que o meu.
    Estou muito ansiosa e aflita.

    Obrigada, adorei o seu nariz, ficou lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Faz 14 dias que eu fiz, e tbm vi meu Nariz torto, e faz 3 dias q retirei o gesso e agora estou com o micropore... O médico tbm disse que era normal mas estou mtu preocupada... Tem como falar cmg pelo wpp 85 87067620/

      Excluir
  14. Nossa, o seu não ficou roxo em volta nem amarelo como outras fotos que eu vi! Ficou lindo mesmo, ótimo resultado. Quero fazer a minha logo!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Se alguém quiser saber como conseguir Rino de graça, da uma lida:
    http://bielatrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do resultado! Bem natural. Pra quem tem o nariz grande é muito vergonhoso sorrir de lado, ou tirar foto de perfil.
    Visitei seu blog e vi seus videos no youtube antes de fazer a rino ^^ me ajudou muito!
    Por isso, decidi criar um blog sobre a minha experiência, se alguém quiser dar uma olhada: http://sobreaminharino.blogspot.com
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Olá, estava pesquisando sobre o Dr. Fujita e vi seu perfil. Estou de consulta marcada com ele, e gostaria de saber o valor q foi cobrado. Agradeço se vc enviar os valores pelo e-mail livia_karen_sousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Flor, quanto ficou sua cirurgia?

    ResponderExcluir
  19. Você ficou lindaaaa! Quanto custou a cirurgia? :*

    ResponderExcluir
  20. Florzinha, td bem? Queria saber quanto foi? Manda email: jessica.graciosa7@gmail.com VOCÊ IRÁ ME AJUDAR MUITO se me responder.. Derrepente faço com ele. Bjos

    ResponderExcluir
  21. Florzinha, td bem? Queria saber quanto foi? Manda email: jessica.graciosa7@gmail.com VOCÊ IRÁ ME AJUDAR MUITO se me responder.. Derrepente faço com ele. Bjos

    ResponderExcluir
  22. GENTEEEEEEÊ! Preciso fazer rinoplastia rápido, tb tenho esse ossinho chato e o seu nariz ficou perfeito!!! Amei.

    ResponderExcluir
  23. Nossa você me ajudou muito... estou com 8 dias de operada e a ponta do meu nariz esta bem inchada.. fiquei mega preocupada pq parece que esta pior do que era.. ainda bem que vai mudar muito ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu nariz melhorou,Tânia? A ponta do meu ainda tá muito inchada tbm ... Tô com 12 dias de pós

      Excluir
  24. Nossa menina, ficou ótimo hein?! Parabéns!
    Ainda to criando coragem pra fazer a minha, ando lendo muito a respeito pra ver se perco o medo, mas não é fácil, toda vez que penso em cirurgia chego a arrepiar.
    Neste website eu achei muita informação legal sobre a cirurgia e a respeito do antes e depois, mas ainda tenho um pouco de medo.

    ResponderExcluir
  25. Pessoal, alguém mais operou com Doutor Reginaldo Fujita? Se sim, gostaram do resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabei de fazer. Dia 25/08/2018. Não dá pra ver diferença nenhuma por enquanto e ao contrário dela senti mta dor e to tendo mto inchaço. Mas sabe que cada corpo reage de uma maneira. :)

      Excluir
  26. Oie Bruna... Ficou ótimo... Tbm tenho o msm problema do dorso esse ossinho que é conhecido como Giba, vou ter que fazer a cirurgia do desvio e tenho vontade de corrigir esse ossinho mais medo tbm. No final vc teve algum custo pra fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir